A sua empresa sabe como conquistar novos clientes? E manter os antigos? Muitos fatores que levam o negócio a ser mais competitivo estão relacionados ao modo como a marca trata os seus consumidores.

Companhias devem ter um posicionamento de destaque no mercado, com serviços bem estruturados, um suporte eficaz e uma rotina livre de erros. Assim, os profissionais conseguem entregar bons resultados e garantir a fidelização de consumidores.

Quer saber como isso é feito nas empresas de maior sucesso do mercado? Então veja abaixo as estratégias utilizadas por quem sabe como conquistar novos clientes e fidelizar os antigos!

Aposte na automatização de tarefas

Bons serviços são executados quando a rotina interna tem um alto nível de qualidade. Isso só é possível se a empresa tem uma rotina capaz de evitar falhas e gargalos operacionais.

Uma das formas de atingir esse objetivo é investir na automatização. Ela permite que várias rotinas sejam executadas com um número menor de etapas e custos baixos. Esse é o caso, por exemplo, do processo de emissão de notas fiscais. Quando automatizado, esse procedimento garante a entrega rápida de mercadorias e menos erros.

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Tenha um bom atendimento

Uma das formas mais inteligentes de reter consumidores é investimento na qualidade do atendimento. Quando o pós-vendas é bem estruturado, a empresa terá muito mais facilidade para fidelizar os seus consumidores.

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Sempre implemente treinamentos e ferramentas de qualidade para otimizar o trabalho do seu time de suporte. Garanta que todos os profissionais tenham os recursos necessários para auxiliar consumidores a solucionarem problemas e a tirarem dúvidas quando for necessário e, assim, ter um maior nível de retenção após as compras.

Utilize soluções de análise de dados

A análise de dados ganhou força nos últimos anos como uma forma de otimizar o ambiente corporativo e as estratégias de negócio. Tecnologias como o Big Data garantem a gestores a capacidade de avaliar um grande número de fatores durante os processos de tomada de decisão.

Portanto, tenha a análise de dados como uma parceira estratégica. Utilize essa estratégia na criação de campanhas publicitárias ou mesmo no planejamento de novos produtos. Assim, o negócio terá mais meios para identificar como atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Colete feedbacks

Para saber como otimizar os serviços e produtos da empresa, uma boa estratégia é obter o feedback de clientes. Afinal de contas, eles são as pessoas que melhor compreendem o nível de qualidade dos itens que fazem parte do portfólio do negócio.

Sempre invista em pesquisas e estratégias para conhecer melhor como é a relação do público com a sua marca. Faça isso em vários canais, como redes sociais e e-mails após a compra de itens. Dessa forma, a sua empresa terá dados mais abrangentes para reformular os seus processos e definir estratégias de mercado.

Quando maior a capacidade do negócio de se apresentar como eficiente para o cliente, maior a facilidade de os profissionais atingirem as suas metas. Portanto, a empresa deve sempre adotar estratégias que garantirão aos serviços e produtos um bom posicionamento do mercado. Além disso, os profissionais devem ter um bom treinamento, com os conhecimentos de como conquistar novos clientes utilizado estratégias inovadoras e flexíveis.

O que você faz para fidelizar consumidores? Conta pra gente!


Renan Mesquita

Analista de Marketing e Designer de Experiência do Usuário, aqui na Digisan sou responsável por trazer um conteúdo de qualidade para os nossos leitores e por desenhar uma experiência UAU para os nossos clientes ao consumirem o nosso produto.

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