Nota fiscal

XML da NF-e: tire aqui suas dúvidas sobre esse arquivo!

Os arquivos XML da NF-e ainda te trazem dúvidas? Quer saber como gerenciá-los? Neste artigo você vai encontrar todas essas respostas. Confira!

As notas fiscais eletrônicas vieram para facilitar e agilizar os processos de registro e comprovação de transações comerciais no Brasil.Porém, mesmo após tantos anos com esse recurso digital em atividade no país, muita gente ainda tem dúvidas quanto a alguns pontos relacionados ao seu uso, tanto no preenchimento, quanto na emissão e no gerenciamento.E um dos pontos que mais geram dúvidas são os arquivos XML da NF-e. Recurso digital que garante maior eficiência e segurança para as operações.Listamos neste artigo as respostas às principais dúvidas relacionadas a esse tema. É bem provável que sua dúvida também esteja respondida aqui. Então leia até o final!

Principais dúvidas sobre a XML da NF-e

Frente às dúvidas que alguns empreendedores podem ter quanto à aplicação da XML em notas fiscais eletrônicas, separamos uma série de informações que te ajudarão a compreender melhor do que se trata esse assunto. Acompanhe!

1. O que é o arquivo XML em NF-e?

A linguagem de programação XML surgiu em 1996, com o intuito de facilitar a comunicação entre usuários pela internet.Essa linguagem computacional é utilizada na codificação, organização e compartilhamento de informações, como textos, dados e/ou imagens, entre diferentes computadores. Além disso, ela ainda garante que diversos arquivos sejam legíveis, tanto por usuários quanto pelas próprias máquinas.No caso das notas fiscais eletrônicas, o XML tem o papel de converter a nota em um arquivo totalmente digital, transmitido para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) seguindo todos os padrões de escrituração fiscal exigidos pelo Fisco.

2. Para que serve o arquivo XML?

Como o XML auxilia em diversos sistemas de informação no agrupamento e compartilhamento de dados, ele serve, para a NF-e, como um facilitador, ajudando na organização e armazenamento das informações referentes às notas fiscais, como dados do emitente, do produto, de transporte, entre outros — comprovando, assim, a existência de determinada transação comercial.

Outro ponto que costuma gerar dúvidas em muitas empresas é o uso da tabela CEST nas notas fiscais. Saiba o que são e como usar da maneira certa neste artigo:

Tabela CEST: o que é e quem precisa dela para emitir NF-e?

3. Como ler o XML da NF-e?

O passo a passo para abrir um arquivo XML é bastante simples, basta que você clique com o botão direito do mouse no documento desejado e depois selecione “abrir com bloco de notas”.Porém, ao abrí-lo você com certeza perceberá que as informações são um tanto difíceis de se compreender. Foi pensando nessa dificuldade que elaboramos uma lista com os códigos mais comuns encontrados no XML, assim como seus significados. Veja!



Leia também:

Sistema para Loja com Nota Fiscal Eletrônica

Rejeição do XML da Nota fiscal entenda como ocorre e como resolver

Você também pode gostar

Voltar ao blog