Powered by Rock Convert

No cotidiano de uma empresa, diversas expressões são utilizadas em documentos, conversas, e-mails ou reuniões. Porém, muitas vezes o empresário e seus colaboradores utilizam esses termos sem ter certeza quanto ao significado de algumas delas, especialmente em relação aos termos contábeis.

Sabemos que todos os campos do conhecimento possuem uma linguagem própria, mas apesar disso, os jargões da contabilidade são extremamente importantes para qualquer empresário que deseje ter uma melhor noção quanto a realidade da sua própria empresa.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com uma série de termos e siglas bastante importantes no dia a dia do seu negócio.

Acompanhe!

Por que é importante conhecer os termos contábeis?

Dominar alguns desses termos é algo imprescindível para qualquer gestor que busque ter um pleno conhecimento do seu negócio. 

Empresas constantemente exigem certo conhecimento fiscal e financeiro e, por isso, é importante estar preparado para melhor avaliar suas condições e até para evitar tomar decisões equivocadas, por não saber exatamente do que se trata.

Além disso, de posse dessas informações, o empresário terá uma maior segurança para interagir com colaboradores, órgãos de fiscalização, outros empresários e até para ter uma comunicação mais efetiva com seu próprio contador.

Termos contábeis importantes

Confira, a seguir, algumas expressões que você não pode deixar de saber.

1. Impostos, taxas e tributos

No dia a dia de quem tem um negócio, é comum muita gente se referir a esses três termos quase como se fosse a mesma coisa, mas a verdade é que estamos falando de obrigações diferentes que o empresário tem perante o estado:

  • Imposto: contribuição paga ao Estado, por pessoas físicas e jurídicas, de forma obrigatória, independentemente da utilização de qualquer serviço público, que têm o objetivo de financiar as ações públicas, como saúde, segurança e educação. Ex.: ICMS, IPVA, Imposto de renda, IOF, entre outros.
  • Taxas: ao contrário dos impostos, as taxas são valores pagos à União, estados, Distrito Federal e municípios, em contrapartida à utilização de algum serviço utilizado. Ex.: taxa de coleta de lixo, taxas cobradas para emissão de documentos, entre outras.
  • Tributos: tributo é um termo genérico, que engloba essas duas outras obrigações pagas ao Estado. Ou seja, tanto impostos quanto taxas são tributos. Na dúvida se está falando de imposto ou de taxa, pode se referir como tributo, que não tem erro. 

2. Compliance

Termo cada vez mais em destaque nos últimos tempos, o compliance diz respeito ao conjunto de medidas tomadas por empresas para se adequarem a políticas de transparência, visando demonstrar seu cuidado na prevenção de ações ilegais.

3. Capital Social

Este tipo de capital diz respeito ao valor total que sócios e acionistas se dispõem a investir em uma empresa, no início de suas atividades. Ou seja, o patrimônio que compõe o negócio.

4. Ativos

São todos os bens de uma empresa, em suas mais diversas formas, como dinheiro em caixa, imóveis, móveis e até mesmo mercadorias em estoque. Os ativos constituem a parte positiva do patrimônio.

5. Passivos

Já os passivos dizem respeito a todas as obrigações financeiras de um negócio, todas as suas despesas anuais, mensais ou até mesmo diárias. Os passivos constituem a parte negativa do patrimônio.

6. Índices de liquidez

São os indicadores financeiros utilizados nas análises de crédito, responsáveis por medir a capacidade que uma empresa tem de saldar suas dívidas. 

Através desse índice é possível avaliar a capacidade de pagamento a curto, médio e longo prazos. E quanto maior o índice, melhor é a condição financeira da empresa.

Toda empresa é obrigada a ter conta bancária PJ? Neste artigo do nosso Blog, a gente te mostra sua empresa é obrigada ou não:

Powered by Rock Convert

Toda empresa é obrigada a ter conta PJ?

Siglas contábeis indispensáveis

As siglas também são bastante comuns no meio contábil. Cada uma delas diz respeito a um conjunto de informações usadas em demonstrações que irão auxiliar nas decisões administrativas dentro de uma empresa.

Confira algumas das mais utilizadas:

1. DRE

Um dos documentos contábeis mais importantes na rotina de uma empresa, a Demonstração do Resultado do Exercício é o documento que consolida todas as informações necessárias para demonstrar se determinada empresa apresentou lucro ou prejuízo dentro de um período específico, coberto por aquele demonstrativo.

2. DFC

O Demonstrativo de Fluxo de Caixa é um relatório que serve para determinar, dentro de um período de tempo, as movimentações nas contas de caixa e equivalentes de caixa de uma empresa.

3. BP

O Balanço Patrimonial traz todos os dados referentes aos ativos e passivos de uma empresa, como seu valor em caixa, pagamentos a receber, salários a serem pagos, futuros gastos com impostos e mais.

4. DARF

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais é um documento obrigatório, utilizado pelo Ministério da Economia para recolher, de pessoas físicas e jurídicas, os impostos sobre operações financeiras.

Em geral emitido em forma de boleto, é uma forma de o contribuinte transferir de forma direta para os cofres do Tesouro, os tributos devidos.

5. NIRE

Número de Inscrição no Registro de Empresas é o nome dado ao registro de legalidade das empresas perante a Junta Comercial do estado, provando que essa empresa tem existência jurídica adequada.

6. SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital é uma dos sistemas contábeis mais importantes, já que é nele que constam as informações fiscais e contábeis das empresas, funcionando, também, como uma plataforma de envio das obrigações fiscais de uma empresa.

Controlar o fluxo de caixa é uma das ações mais importantes no dia a dia de todo negócio. Faça isso de um jeito mais simples e eficiente, com nossa planilha gratuita:

Planilha de fluxo de caixa DIGISAN

Conte com a DIGISAN para ajudar seu negócio a crescer!

Esperamos que os termos contábeis apresentados neste artigo possam te ajudar a conversar melhor com seu contador, com seus colaboradores e, principalmente, a conduzir seu negócio com mais segurança e conhecimento.

Agora, para garantir mais segurança, organização e eficiência ao seu negócio, vale destacar a importância de uma boa gestão financeira, para trazer mais resultados e crescimento.

A DIGISAN é uma empresa especializada em fornecer tecnologias que ajudam negócios a terem processos contábeis e fiscais mais ágeis e seguros, como certificados digitais, software emissor de notas fiscais eletrônicas e parcerias com contadores

Quer saber como tornar o processo de gestão contábil e fiscal do seu negócio mais eficaz?

Acesse nosso site e fale conosco!

como reduzir os custos durante a crisePowered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Faça o download deste conteúdo ao final do post.