Nota fiscal

Saiba tudo sobre o fim do Emissor Gratuito de NFe do DF

A Secretária de Fazenda do Distrito Federal já havia anunciado algumas vezes e voltado atrás na decisão sobre o fim do Emissor gratuito do DF.

Apesar do vai e volta de decisões, agora é certo, o emissor gratuito de brasília não irá mais funcionar. A medida foi anunciada pela própria SEFAZ, agora o empresariado brasiliense deverá escolher alguma das alternativas disponíveis no mercado.

Por quê e quando foi anunciado o fim do Emissor Gratuito de Brasília?

A Secretaria de Fazenda de Brasília, já havia feito alguns anúncios prévios de que não tinha mais intenção de dar continuidade no emissor gratuito do DF. A resolução final veio quando os empresários começaram a se deparar com um aviso assim que abriam o software do emissor de notas e viam a seguinte mensagem:

(NOVO) Prezado Contribuinte. Informamos que, a partir de 31/03/2017, o Emissor Gratuito de NF-e de ISS (versão 3.10) será descontinuado e nova versão não será desenvolvida.

A partir dessa data não será mais possível fazer download do aplicativo, porém os usuários que tiverem o aplicativo instalado em seus computadores poderão continuar utilizando-o até que novas atualizações das regras de validação da NF-e impeçam o seu correto funcionamento.

Desta forma, recomendamos que os usuários busquem outras soluções disponíveis no mercado ou o desenvolvimento próprio.


Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal - SEF/DF

Saiba suas alternativas ao Emissor Gratuito de Brasília.

Com o fim do emissor de NFe do DF agora resta ao empresariado algumas alternativas. Uma delas é utilizar o emissor gratuito do SEBRAE ou utilizar alguns dos emissores de nota fiscais disponíveis no mercado.

Veja abaixo um vídeo que fizemos com uma pequena demonstração do DigiNF-e, o nosso sistema emissor de nota fiscal eletrônica, totalmente de Brasília:


Saiba como fazer o backup das NFe emitidas no emissor gratuito do DF

Você já sabe que deverá escolher um novo emissor de nota fiscal eletrônica, já que o emissor de nfe gratuito do DF irá parar de funcionar, mas você não quer perder toda as notas que você já havia emitido anteriormente não é mesmo?

De acordo com a Lei Orgânica 8.212 Art 46 da Seguridade Social, todas as empresas são obrigadas a guardar suas notas fiscais emitidas por até 10 anos. Existe uma forma de você realizar o backup, ou seja, fazer uma cópia reserva, de todas as suas notas fiscais emitidas através do emissor gratuito do DF.

Você também pode gostar

Voltar ao blog