Nota fiscal

Saiba qual Modelo de Nota Fiscal você precisa Emitir

Descubra qual é o modelo de nota fiscal correto para sua empresa. Existem NFe, NFSe, NFCe, são tantas possibilidades que resolvemos fazer esse guia que lhe explica os modelos de notas fiscais e lhe auxilia a localizar qual é o correto de emissão para a sua empresa.

Se você chegou até aqui, provavelmente sua empresa precisa começar a emitir nota fiscal eletrônica e descobrir também, qual modelo de nota fiscal emitir. São tantos modelos existentes, como: NFe, NFSe, NFCe etc, que resolvemos fazer esse guia que explicará os modelos de notas fiscais e lhe auxiliará localizando o melhor tipo de emissão de nota fiscal para a sua empresa.

Saiba a situação da sua Inscrição Estadual antes de mais nada!

A sua inscrição estadual, ou como falamos em Brasília, CF/DF, é um número de identificação da sua empresa perante a Secretaria de Fazenda do DF. Com ela habilitada você poderá emitir suas notas fiscais. É por ela também que você pode saber se sua empresa é contribuinte do ICMS, do ISS, ou de ambos. Sabendo para qual tipo de imposto sua empresa é contribuinte, você poderá saber qual é o seu modelo ideal de nota fiscal.

Entenda o modelo de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

A Nota Fiscal Eletrônica, ou conhecida também como modelo 55, é o tipo de documento fiscal normalmente utilizado para fazer declaração de venda de serviços e/ou produtos com valores acima de R$10.000,00. Também utilizada para valores menores quando é necessário declarar o nome do destinatário na nota fiscal.

Ela pode ser utilizada para emitir notas fiscais tanto para produto como para serviços e é facilmente identificável pois ela é emitida na folha A4.

Entenda o modelo de Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e).

A Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFCe), modelo 65, foi criada para substituir o antigo Cupom Fiscal em Brasília, que deveria ser emitido através das impressoras fiscais. Com a atualização deste documento fiscal ficou muito mais fácil emitir a NFCe, você só precisa estar credenciado a emiti-la e ter uma impressora térmica não-fiscal.

A NFCe é aquele modelo de nota fiscal entregue diretamente ao consumidor final. Normalmente utilizado por grandes redes de fast-foods, restaurantes, etc. Neste modelo, só podem ser declarados valores de até R$10.000,00.

Ah! Uma curiosidade: apesar de não ser popularmente famoso, você pode emitir notas fiscais tanto da venda de um produto, como de serviço neste modelo de nota fiscal. Com exceção de que neste caso, os dados do destinatário da nota não aparecerão.

Entenda o modelo de Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFS-e).

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) nada mais é do que um tipo de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) só que totalmente voltada para prestação de serviços. Neste tipo de nota fiscal existem as mesmas atribuições e configurações da NFe normal, porém você poderá apenas inserir serviços prestados em seu sumário de itens.

Em todos os casos será necessário que você faça o credenciamento da sua empresa para começar a emitir notas fiscais.

[rock-convert-pdf id="396"]

Você também pode gostar

Voltar ao blog