Powered by Rock Convert

Tão importante quanto a nota fiscal eletrônica (NF-e), o certificado digital funciona como uma assinatura nos meios digitais, capaz de habilitar e autenticar notas e documentos, garantindo maior segurança tanto para você quanto para os seus clientes. 

O que pode confundir muita gente é o tempo de validade dos certificados, que pode variar de 12 a 36 meses e deve ser observado com cuidado. Afinal, uma série de repercussões negativas estão previstas para os negócios que operam com o certificado digital vencido. 

E se você é um microempreendedor individual no Distrito Federal, fique ligado! A partir de 2022, também será necessário ter um certificado digital para a emissão de notas fiscais. 

Acompanhe o artigo para saber em mais detalhes o que ocorre quando o certificado digital vence e como renovar o seu! 

O que ocorre quando o certificado digital vence?

Mas, afinal, quais são as repercussões negativas de estar com um certificado vencido para a sua empresa? Confira as principais abaixo: 

1. Impossibilidade de emitir a NF-e

Você sabia que, para emitir notas fiscais eletrônicas, você precisa ter um certificado digital? Afinal, é necessário assinar a nota para que ela se torne um documento válido perante o Fisco.

Ao tentar fazer a operação sem o certificado, o documento muito provavelmente será rejeitado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), assim que o aviso de emissão for feito. O resultado? Documentos inválidos e a promessa de problemas com os órgãos reguladores.

Quer entender em mais detalhes a relação entre os certificados digitais e as notas fiscais eletrônicas? Então não deixe de conferir este artigo do Blog:

O que é certificado digital e qual a sua relação com notas fiscais?

2. Processos legais atrasados

Não são só as notas fiscais eletrônicas que precisam de assinatura para serem válidas: as declarações de Imposto de Renda para a Receita Federal, transações bancárias e a assinatura geral de documentos fiscais e contábeis também precisam.

Em todos esses casos, atrasos podem resultar em multas e até sanções maiores, capazes de fechar as portas da sua empresa. 

3. Impossibilidade de realizar demissões 

Caso você tenha empregados na sua empresa, a liberação do seguro desemprego e FGTS só poderão ser realizadas mediante a assinatura com certificado digital.

Assim, o processo fica suspenso até que a situação seja regularizada. 

Powered by Rock Convert

Você conhece os tipos de certificados digitais disponíveis qual o modelo mais adequado para o seu tipo de negócio? Saiba tudo no artigo: 

Quais são os tipos de certificados digitais e como emitir o meu?

O que fazer quando o certificado digital vence?

Justamente para evitar repercussões negativas para o seu negócio, o tempo médio de antecedência para solicitação de um novo certificado digital costuma ficar entre 30 e 45 dias antes da data do vencimento. Assim, você tem a segurança de que todos os processos serão cumpridos a tempo e nenhuma atividade tenha de ser interrompida. 

Mas e se você se descuidou e deixou de renovar o seu certificado digital? A recomendação então é se dirigir o mais rápido possível para uma Autoridade Certificadora e emitir um novo documento. A seguir você confere como fazer.

Como renovar o certificado digital?

O processo para realizar a solicitação é simples e pode ser feito totalmente online com a DIGISAN. Confira o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse o site e faça seu login para entrar na área de usuário
  2. Localize a área de renovação e selecione o tipo de documento, podendo escolher entre: e-CNPJ, e-CPF ou certificado de NF-e. 
  3. Selecione a nova versão do certificado que você pretende emitir, lembrando que as mais comuns atualmente são a A1 e A3
  4. Efetue o pagamento. 
  5. Agende a validação do seu certificado, que poderá ser feita de maneira presencial, remota ou por videoconferência. 
  6. Emita o certificado digital. 

Ainda tem alguma dúvida sobre o processo de renovação? Confira um passo a passo simples e rápido neste artigo: 

Como renovar um certificado digital?

Conte com a DIGISAN! 

Neste artigo você pôde conferir o que ocorre quando o certificado digital vence e as consequências disso para o seu negócio. Viu também como é simples realizar a renovação do seu certificado digital com a DIGISAN.

Então, caso precise renovar (ou criar) o seu certificado digital, não perca tempo procurando e venha direto para a DIGISAN. Somos referência em soluções tecnológicas, oferecendo diversos serviços, como certificação digital, emissor de notas fiscais, parcerias com contadores, entre outros.

Acesse nosso site para mais informações!

Além de ser uma Autoridade Certificadora, reconhecida por órgãos reguladores e capaz de emitir certificados válidos, você também pode contar com a DIGISAN para aprimorar seu processo de emissão de notas fiscais! 

Para que você conheça nosso emissor e veja todos os seus diferenciais e funcionalidades, oferecemos um teste grátis de 7 dias!

Quero meu teste grátis do emissor DIGISAN! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Faça o download deste conteúdo ao final do post.