Nota fiscal

O que é CFOP na nota fiscal e para que serve

Você sabe o que é CFOP e como ele funciona? Caso você precise emitir notas fiscais e não esteja familiarizado com o termo, não se preocupe! Neste artigo, apresentaremos informações essenciais sobre o que é o CFOP e como usá-lo de maneira correta.

Você já se deparou com uma nota fiscal e se sentiu perdido com uma série de números aparentemente aleatórios? Saiba que é possível decifrar esses números e compreender o significado de cada campo deste documento essencial para a gestão eficiente da sua contabilidade.

Um desses códigos misteriosos é o CFOP, sigla que você precisa conhecer bem, pois seu correto uso é fundamental para evitar problemas com a fiscalização. Mas o que é CFOP e como ele funciona? 

Neste artigo, vamos explorar o conceito do CFOP, seu funcionamento, como consultá-lo e a importância de usá-lo de forma adequada.

O que é CFOP e como ele funciona?

CFOP é a abreviação de "Código Fiscal de Operações e Prestações", uma sequência de quatro dígitos utilizada em operações de entrada e saída de mercadorias, tanto interestaduais quanto intermunicipais.

Esses números servem para indicar a natureza da operação realizada, além de ter um papel essencial na correta documentação e tributação das operações comerciais da empresa.

Além das notas fiscais, o CFOP é usado em outros documentos fiscais, como:

  • livros contábeis;
  • declarações fiscais;
  • conhecimentos de transporte (CTe).

Cada um dos 4 dígitos do CFOP tem um significado. Veja a seguir:

Primeiro número

Indica a entrada ou saída de mercadorias.

  • 1.000: entradas e aquisições do mesmo Estado;
  • 2.000: entradas e aquisições de outro Estado;
  • 3.000: entradas e aquisições do exterior;
  • 4.000: saídas ou prestações para o mesmo Estado;
  • 5.000: saídas ou prestações para outro Estado;
  • 6.000: saídas ou prestações para o exterior.

Segundo número

 Diz respeito ao tipo de prestação ou operação.

  • 1.100: compras para industrialização, comercialização, produção rural ou prestação de serviço no mesmo Estado;
  • 5.100: vendas de produção próprio ou de terceiros para outro Estado;
  • 6.200: devolução de compras para o exterior.

Terceiro e quarto números

Detalham a operação realizada.

  • 1.102: compras para comercializações;
  • 1.111: compras para industrializações de mercadorias recebidas antes da consignação industrial;
  • 1.113: compras para comercializações de mercadorias antes da consignação mercantil.

Qual a diferença entre CFOP e natureza da operação na nota fiscal?

Além de entender o que é o CFOP, é essencial diferenciá-lo da natureza da operação em uma nota fiscal, pois devem ser registrados em campos diferentes.

O CFOP descreve o que está sendo vendido ou comprado, como um produto ou serviço; já a natureza da operação indica o processo que gerou a emissão da nota, como compra, venda ou devolução.

Outra diferença é que, em uma nota fiscal, é permitido incluir vários CFOPs, mas apenas uma natureza. 

Por exemplo: um cliente compra um produto e recebe um brinde. Nesse caso, é possível emitir uma única nota fiscal, pois, apesar de não ser exatamente a mesma operação, o Fisco considera essas transações relacionadas e permite que sejam registradas na mesma nota, cada uma com seu próprio CFOP.

Por outro lado, não é permitido combinar operações de naturezas diferentes em uma única nota. Mesmo que envolvam o mesmo cliente, não é possível emitir uma nota fiscal de venda com a devolução de um item comprado, por exemplo. 

Qual a importância de utilizar o CFOP correto?

Atualmente, o cálculo de impostos em operações comerciais leva em conta três elementos:

  • O regime tributário da empresa.
  • O CFOP utilizado.
  • O tipo de produto ou serviço envolvido na operação.

Se o CFOP utilizado nas notas fiscais de entrada ou saída estiver errado, isso pode resultar em cálculos tributários incorretos e fazer com que a empresa pague mais impostos do que o necessário ou até mesmo menos do que deveria, o que pode resultar em problemas com a fiscalização. Portanto, é crucial utilizar o CFOP correto para garantir o correto recolhimento de tributos.

Como consultar o código CFOP na tabela da Sefaz?

Você pode encontrar a lista completa de códigos CFOP no site da Sefaz do seu Estado. No entanto, a versão mais atualizada está sempre disponível na lista de documentos diversos no portal da NFe da Fazenda. Também é possível encontrá-la no portal do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que tem uma página destinada à tabela CFOP.

É uma boa ideia baixar esses arquivos e salvá-los no seu navegador, já que você pode precisar consultar os códigos com frequência.

No entanto, para simplificar esse processo, você pode usar um emissor de nota fiscal para gerar automaticamente o documento. Um bom programa só requer informações básicas, como os dados do cliente e os produtos ou serviços, para criar uma NF-e válida. Isso torna o cumprimento das obrigações fiscais mais fácil, econômico e rápido, garantindo que tudo seja feito de forma segura e eficiente.

Se você está em busca de um aliado para facilitar a gestão fiscal do seu negócio, o sistema da DIGISAN pode te ajudar. Com funções automatizadas e integração com sua contabilidade, ele agiliza processos e reduz os riscos de erros, além de outros benefícios.

Solicite agora um teste grátis de 7 dias do emissor de NF-e da DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog