Para MEI

MEI necessita contratar Certificado Digital?

Quais as vantagens de emitir NF-e e obter certificação digital para o MEI? Confira neste artigo.

MEI precisa contratar Certificado Digital? A resposta é: depende. Por lei, toda a empresa que emite nota fiscal eletrônica deve apresentar Certificado Digital. Portanto, caso você opte por emiti-las, precisará obter o seu certificado. 

Agora: quais as vantagens de emitir NF-e e obter certificação digital para o MEI? Confira neste artigo.

O que é certificado digital?

Comercializado como software (A1) ou mídia física (A3), o certificado digital corresponde à assinatura da pessoa jurídica ou física em ambientes digitais. Dessa forma, garante mais segurança, rapidez e praticidade nas operações financeiras, fiscais e tributárias do seu negócio.

Para entender melhor sobre o certificado digital, leia:

O que é Certificado Digital e sua relação com Notas Fiscais

Quando o MEI precisa contratar Certificado Digital?

Na prática, a questão é simples: é obrigado a possuir certificado digital o MEI que faz a emissão de NF-e (notas fiscais eletrônicas) de maneira consistente.

Utilizamos o termo “consistente” porque é possível, em alguns Estados, emitir a NF-e avulsa e gratuita nos portais de Secretaria da Fazenda locais. Em alguns desses casos, no entanto, será preciso ir até o órgão ou Prefeitura para validar uma nota fiscal. Trabalhoso, não é mesmo?

Contudo, cada vez mais, os emissores de NF-e avulsa que não apresentam a obrigatoriedade de certificado digital estão sendo descontinuados, já que não oferecem toda a proteção de uma operação realizada com a certificação digital.

No Distrito Federal, por exemplo, de acordo com a Portaria/SEEC nº 353/2021, os microempreendedores individuais podiam emitir a Nota Fiscal Avulsa somente até 01 de agosto de 2022. A partir dessa data a NFA-e foi suspensa e passou a ser exigida a emissão de NF-e e NFS-e no Distrito Federal.

Leia também:

Quais os tipos de nota fiscal que o MEI emite?

Por isso, mesmo que você não precise de um Certificado Digital agora, precisará no futuro: tanto para abarcar o crescimento da sua empresa, como para não ficar à mercê de serviços gratuitos e inconstantes online.

Seu negócio cresceu demais e você foi desenquadrado do MEI?

Baixe o guia gratuito da DIGISAN e resolva o problema de maneira rápida!

E o MEI que não emite nota fiscal?

Se você só presta serviços para pessoas físicas, não há obrigatoriedade em emitir nota fiscal na condição de MEI. Contudo, você ainda precisa ter o registro de todas as operações realizadas para realizar a DASN SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional).

Leia mais:

Declaração Anual do MEI: tudo que você precisa saber!

Também vale lembrar que, caso a pessoa física a quem o serviço foi prestado exigir a nota fiscal, o MEI deverá emiti-la. Então, conforme o seu negócio crescer, é esperado que a necessidade de emitir notas fiscais eletrônicas se torne cada vez maior.

Vantagens do Certificado Digital para quem é MEI

Não é questão apenas de obrigatoriedade e necessidade: o Certificado Digital também pode trazer uma série de vantagens para quem é microempreendedor individual.

Além da maior segurança na emissão dos seus documentos (diminuindo ocorrências de fraudes ou notas frias), você também conquista:

  • Mais praticidade: com um Certificado Digital em mãos, já não é preciso estar fisicamente presente para assinar documentos oficiais. Todas essas operações podem ser feitas de onde preferir, 100% online.
  • Redução de gastos: deixe para trás a necessidade de imprimir documentos e realizar o reconhecimento em Cartório. Com o Certificado Digital, todos os seus arquivos podem ser transportados para o ambiente digital, economizando espaço e dinheiro.
  • Menos burocracia para operações fiscais: realizar declarações junto ao fisco como Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), torna-se mais fácil e rápido.

Acesso a sistemas especiais da Receita Federal: apenas quem tem um Certificado Digital pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), um portal que permite a visualização mais simples da situação fiscal da sua empresa, bem como a emissão de relatórios e a consulta de processos abertos.

emitir-certificado-digital-mei

Vantagens de emitir NF-e para quem é MEI

Assim como no caso do certificado digital, a emissão de NF-e por parte do MEI não é uma obrigatoriedade, mas é uma boa prática, uma vez que transmite mais profissionalismo aos seus clientes.

Além disso, podemos listar:

  • legitimação das vendas perante o fisco;
  • isenção de impostos (exclusivo para o MEI)l;
  • melhor gestão de suas entradas financeiras;
  • documentação facilitada para comprovação de renda;
  • estrutura adequada para o crescimento da sua empresa.

Aqui podemos destacar dois cenários:

  1. Não espere o seu cliente solicitar a NF-e; antecipe-se e demonstre o seu profissionalismo logo na etapa de negociação, informando que toda venda será mediada por contrato e emissão de nota fiscal.
  2. Planeje o crescimento do seu negócio. Se hoje sua empresa está enquadrada no MEI, ao ultrapassar o faturamento previsto de R$ 81 mil anual, você logo precisará assumir novos tamanhos de empresa e será obrigado(a) a emitir notas. Antecipe-se e esteja ainda mais preparado(a) para um crescimento acelerado.

Como MEI pode contratar Certificado Digital?

Existem diversos tipos de certificados digitais. Contudo, os mais utilizados são os classificados na categoria A, exatamente por serem voltados para a assinatura e validação de documentos virtuais.

O MEI poderá escolher entre os modelos A1 e A3 (recomendamos sempre o A1 pela facilidade de instalação e uso). Enquanto o primeiro é vendido em formato de software e tem validade de um ano, o segundo é armazenado em mídias portáteis (pen drives ou cartões de chip) e vale por 3 anos.

Aqui vale lembrar: não existe Certificado Digital Gratuito. Portanto, é um investimento que você precisará fazer priorizando o profissionalismo e a segurança em suas operações.

Leia mais:

Quais os tipos de certificados digitais e como escolher o meu?

A Digisan é uma Autoridade Certificadora devidamente registrada para a produção de Certificados Digitais válidos em todo o país.

A realização do processo é simples, podendo ser resumida em alguns passos. Veja quais são:

  1. Acesse o portal de Certificado Digital da Digisan;
  2. Preencha o Formulário;
  3. Escolha seu tipo de certificado digital;
  4. Realize o pagamento;
  5. Realize o processo de validação, que poderá ser tanto presencial quanto online, para comprovar a sua identidade e dados;
  6. Receba o seu Certificado Digital e comece a usufruir de todas as vantagens.

Garanta já o seu Certificado Digital!

Como começar e emitir NF-e?

Uma vez que já possua o seu certificado digital, os próximos passos para emissão de notas fiscais eletrônicas, incluem:

  • Solicitar autorização da SEFAZ para emitir suas notas fiscais;
  • Escolha o seu emissor de notas fiscais;
  • Começar a emitir suas notas fiscais.

Se você está no DF, conte com o suporte da Digisan para emitir sua primeira nota fiscal com facilidade e segurança. Iremos te auxiliar em todo processo.

Quero solicitar um teste gratuito com suporte da Digisan.

Invista no seu crescimento, MEI! Conheça o sistema Digisan.

Esse é um artigo do time Digisan que faz parte da editoria que contempla todo universo das notas fiscais e de certificados digitais. Para emitir o seu Certificado Digital e as suas notas fiscais eletrônicas, você pode contar com a Digisan. 

Para solicitar a emissão ou renovação de certificado digital, você pode acionar nosso contato aqui

Quanto à emissão de notas, saiba que o sistema Digisan é até 5x mais rápido que o de concorrentes e permite uma gestão muito mais segura e agilizada de todas as suas notas. Cada NF-E pode ser emitida em menos de 2 minutos, possibilitando que você cadastre todos os clientes e realize envios instantâneos, sem se preocupar com a segurança dos seus dados: todas as informações são armazenadas em nuvem e criptografadas.

Se você é um Microempreendedor Individual e não possui um emissor de nota fiscal, conte conosco. Oferecemos a solução que você precisa com custo extremamente acessível.

Aposte em uma gestão financeira e de NF-e mais eficiente, tome as rédeas do seu negócio e comece a planejar o seu crescimento hoje mesmo!

Leia mais:

10 vantagens da DIGISAN para emissão de NF-e

Você também pode gostar

Voltar ao blog