Gestão de negócios

Gestão financeira para empresas recém-abertas: conheça o essencial!

Gestão financeira para empresas recém-abertas: descubra neste artigo quais os aspectos mais importantes, e que você não pode deixar passar!

Não dá para falar em empreendedorismo sem falar de dinheiro e gestão financeira. Afinal, a disponibilidade de recursos será a barreira de segurança da sua empresa, capaz de permitir que ela continue funcionando, mesmo quando os planos não correrem como o esperado. Mas não estamos falando apenas de sobrevivência, é claro. O aumento de lucratividade também é o esperado, resultando em ganhos maiores do que despesas. Tudo isso soa quase como um sonho distante para as empresas recém-abertas, especialmente considerando que demora um pouco até o negócio começar a dar lucros. Para muitos, pode até ser “questão de sorte”. Mas o que muita gente não sabe é que é possível ter mais controle do que se imagina sobre a situação e que uma boa gestão financeira para empresas recém abertas possibilita negócios mais saudáveis e mais rapidamente rentáveis. Acompanhe o artigo para descobrir as principais dicas de uma boa gestão financeira para a sua nova empresa!

Qual é a importância da gestão financeira para uma empresa?

Os pequenos negócios foram os principais impactados durante a pandemia, apresentando altas taxas de mortalidade; leia-se, fechar as portas.De acordo com a pesquisa Sobrevivência das Empresas 2020, realizada pelo Sebrae, os percentuais foram de 29% para MEI, 21,6% para microempresas e 17% para Empresas de Pequeno Porte. Quando entrevistado pela Agência Brasil sobre esses altos percentuais, Carlos Melles (presidente do Sebrae), afirmou que a gestão financeira é um desafio para boa parte dos pequenos negócios.

Mas o que é gestão financeira e porque ela é essencial?

A gestão financeira consiste em uma série de ações com intuito de planejar, analisar e controlar as atividades financeiras do seu negócio. Assim, de maneira resumida, a gestão financeira permite que o empreendedor sempre esteja atualizado sobre a quantidade de dinheiro disponível, quais são os canais de maior renda e gastos; e como administrar tudo isso para permitir que a empresa cresça. Uma boa gestão financeira é capaz de prever períodos de baixa rentabilidade, mantendo seu negócio saudável mesmo quando as vendas não ocorrem conforme o esperado. Assim, é como construir uma rede de proteção ao redor do seu negócio e de todos os envolvidos nele. Quanto mais instável estiver o cenário econômico do país, mais organizada deve ser a gestão financeira do negócio para garantir um bom retorno. A atenção no quesito financeiro deve ser dobrada especialmente no início, quando há pouca experiência, muita empolgação e maior “boa vontade” para gastar dinheiro (que nem sempre é necessário). 👉 Leia mais: O que pode causar a falência de uma empresa? Descubra aqui!

Ações essenciais de gestão financeira para empresas recém-abertas

Agora que você já conhece a importância da gestão financeira para as empresas recém-abertas, conheça as ações essenciais que podem te ajudar a garantir maior controle das finanças.

1. Planejamento e orçamento

O objetivo de um planejamento financeiro não é apenas listar todos os seus gastos e receitas por setor: ele também permite que você visualize quais são os aspectos mais rentáveis, onde é possível economizar e investir. O planejamento garante mais controle do potencial da sua empresa e o quanto ela pode crescer em determinado período. Também permite identificar com mais antecedência os períodos mais apertados financeiramente.

2. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa registra todas as movimentações financeiras da sua empresa. Assim, estão registrados todos os pagamentos, recebimentos e previsões de débitos. Registrar os valores em uma planilha e avaliá-los ao final de um mês pode ajudar você a compreender outros aspectos da sua empresa, como os produtos mais vendidos e os dias de maior fluxo de clientes, por exemplo.Tudo isso é importante na hora de formular estratégias para o seu negócio.

3. Controle de estoque

Seu negócio pode sofrer tanto com o excesso de mercadorias paradas quanto a falta de produtos para a venda. Por isso, é importante manter um controle regular de tudo que entra e sai do seu estoque, alinhando essas informações com seu planejamento financeiro.A precificação correta dos seus produtos também auxilia indiretamente no controle de estoque: afinal, deve ser feita levando em consideração uma margem saudável e justa de lucro para que possa resultar num estoque vazio e resultados positivos nas finanças ao mesmo tempo.

4. Planejamento tributário

Pagar impostos é uma preocupação para a maioria das empresas brasileiras, e com razão: de fato, o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Se o seu negócio não optar pelo Simples Nacional, as cobranças podem vir separadamente, cada uma com diferentes datas. Assim, é preciso organização para realizar os pagamentos sempre na data correta, evitando atrasos e multas.

5. Capital de giro

Sempre é preciso ficar atento ao capital de giro disponível (isto é, um valor de segurança, que será capaz de manter sua empresa, caso aconteça qualquer imprevisto financeiro).Esse valor deve ser preservado até que não haja outra alternativa. Para facilitar a visualização, separar as contas pessoais das do seu negócio podem ajudar nesse sentido. Lembre-se: o capital de giro entra em cena, para evitar a necessidade de se comprometer com grandes empréstimos e despesas que ultrapassam muito o planejamento financeiro.

6. Notas fiscais

Ao emitir e armazenar bem as notas fiscais eletrônicas, é possível realizar um planejamento ainda mais certeiro que ainda conta com fundamentação documental. Isso quer dizer que se a Receita Federal necessitar de qualquer esclarecimento sobre a gestão financeira da sua empresa ou algum dado que pareça suspeito, você possui todos os documentos para provar a regularidade dos seus negócios. Por lei, é preciso manter as notas fiscais de todas as operações por um período de 5 anos. Também por isso, um bom serviço de armazenamento – de preferência em nuvem – é essencial! 👉 Leia mais:Como fazer a gestão de NF-e?

7. Contador

De maneira geral, todos os negócios devem ter um sistema de contabilidade formal. A única exceção é para o MEI. Dito isso, como ressaltamos algumas vezes durante o texto, nem todas as pessoas têm facilidade de lidar com a questão de números, valores e estimativas envolvidas em uma boa gestão financeira. Por isso, caso você tenha dificuldades nesse setor, não hesite em chamar um profissional especializado para ajudá-lo. 👉 Saiba mais: Toda empresa é obrigada a ter contador?

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia simplifica e otimiza consideravelmente a gestão financeira do seu negócio, permitindo fazer registros mais rapidamente, com menor margem de erro. A emissão de notas fiscais, por exemplo, pode se tornar mais rápida, simples e segura com o emissor especializado da DIGISAN. Na DIGISAN você encontra um emissor especializado de notas fiscais eletrônicas, com armazenamento em nuvem e diversos recursos que vão facilitar e simplificar o dia a dia do seu negócio. E com o melhor custo-benefício do mercado.Para ter acesso a duas ferramentas essenciais nessa nova jornada – certificado digital e emissor de notas – acesse o link abaixo e fale conosco!

QUERO CONHECER O EMISSOR DIGISAN

Você pode gostar também:10 vantagens da DIGISAN para emissão de NF-e

Você também pode gostar

Voltar ao blog