Powered by Rock Convert

Este ano já começou numa sexta-feira. Isso já dá uma ideia de como será o calendário de feriados 2021: nove feriados em dias úteis, sendo que cinco deles têm a possibilidade da tradicional “enforcada” da segunda ou da sexta, virando os feriadões.

Para os trabalhadores, as folgas são aguardadas e comemoradas, mas, para os empresários, podem representar problemas na hora de fechar as contas. Por isso, é preciso planejar com atenção seu cronograma para reverter os dias parados em oportunidades de vender mais.

Com o calendário de 2021 em mãos, é possível antecipar ações e evitar prejuízos financeiros devido aos feriados.

Acompanhe, neste artigo, algumas dicas para minimizar possíveis impactos negativos dos dias parados e aproveitar as datas comemorativas como alavancas para o seu negócio.

Feriados nacionais 2021

Neste ano, teremos 11 feriados nacionais, sendo nove em dias de semana. Confira, abaixo, a lista de feriados e comece a fazer seu planejamento para os dias parados:

  • 16 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval.
  • 2 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo.
  • 21 de abril (quarta-feira) – Tiradentes.
  • 1º de maio (sábado) – Dia do Trabalho.
  • 3 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi.
  • 7 de setembro (terça-feira) – Independência do Brasil.
  • 12 de outubro (terça-feira) – Dia das Crianças.
  • 2 de novembro (terça-feira) – Dia de Finados.
  • 15 de novembro (segunda-feira) – Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (sábado) – Natal.
Feriado 2021: ações para vender mais

Além dessas datas comemoradas nacionalmente (ou mundialmente, caso de Natal e Ano Novo), também inclua em sua programação os feriados estaduais e municipais que também podem interferir em seus negócios.

Com uma relação completa dos dias não produtivos, você poderá ter uma visão mais ampla e agir com antecedência para evitar ou reduzir as possíveis perdas.

Pensando na velha máxima de transformar o limão que a vida te dá em uma limonada, a seguir listamos algumas datas comercialmente interessantes para você pensar em ações de venda.

As melhores datas comemorativas para você vender mais

Embora os feriados possam ser uma dor de cabeça para os empresários durante o ano, algumas datas comemorativas são excelentes atrativos para os consumidores. Por isso, pensar em estratégias para aproveitá-las pode ajudar a compensar as perdas com os dias parados.

Promoções de produtos específicos, campanhas diferenciadas, ações para um público particular podem ser boas opções em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.

Além disso, a tradicional Black Friday já caiu no gosto dos brasileiros e os números vêm aumentando ano a ano. Então, planeje suas ações para novembro e entre preparado nesta ação mundial de vendas.

Powered by Rock Convert

Veja, abaixo, algumas datas que costumam incentivar o consumo e podem ser alternativas aos feriados 2021 para você vender mais:

  • Dia da Mulher: 8 de março.
  • Dia das Mães: 9 de maio.
  • Dia dos Namorados: 12 de junho.
  • Dia do Amigo: 20 de julho.
  • Dia dos Pais: 8 de agosto.
  • Dia das Crianças: 12 de outubro.
  • Dia do Professor: 15 de outubro.
  • Black Friday: 26 de novembro.
  • Natal: 25 de dezembro.
  • Réveillon: planeje junto com o Natal.
Feriado 2021: aprenda a se planejar para datas comemorativas

Como se planejar para feriados e datas comemorativas

Rever prazos e processos é inevitável quando falamos em preparação para os feriados em dias úteis. E, quanto antes você planejar essas alterações, mais fácil será adaptá-las para a sua rotina, evitando falhas e atrasos que podem impactar negativamente o seu caixa.

Geralmente, as pequenas e médias empresas são as que mais sofrem com os dias paralisados, uma vez que contam com uma margem menor para equilibrar a produção e as vendas reduzidas. Por outro lado, manter as atividades nos feriados representa aumento de custos que podem comprometer seu fechamento mensal.

Então, usar o bom senso e avaliar o mercado são essenciais nessa tomada de decisão. É preciso analisar se o movimento de clientes será significativo e se há possibilidade de acordos satisfatórios com os colaboradores para compensar, por exemplo, o pagamento de horas extras, que deve ser de 100% em domingos e feriados.

Além disso, é importante conversar antecipadamente com seus fornecedores para saber como os prazos de entrega serão afetados pelos feriados. Assim, você evita ficar sem o produto ou mesmo ter de pagar mais caro para comprá-lo com outro vendedor.

Da mesma forma, avalie seu estoque e observe com atenção as mercadorias com mais saída em cada data comemorativa, para não correr o risco de não ter disponível produtos com grande procura e que poderiam aumentar sua receita.

Caso você tenha decidido manter as portas abertas em um feriado ou tenha uma promoção especial em uma determinada data, é fundamental que seu cliente saiba disso. Então, invista na divulgação de seu horário de funcionamento e suas ofertas, como forma de atrair compradores. Não esqueça, também, de preparar sua equipe para o atendimento, reforçando alguma abordagem específica e informando claramente quais são as estratégias traçadas para vender mais.

Feriados e datas comemorativas: limão ou limonada

Como vimos neste artigo, os feriados são uma realidade da qual nenhum dono de negócio pode fugir. O ideal é tentar se planejar, se adaptar e minimizar as perdas. Por outro lado, as datas comemorativas são sempre uma boa oportunidade para compensar as perdas com os feriados e gerar mais caixa.

Além de todas as dicas que mencionamos anteriormente, outro cuidado importante refere-se ao pagamento de impostos e tributos, que podem ter as datas alteradas em função de feriados e do fechamento de agências bancárias. Por isso, é importante ter esse planejamento alinhado com seu sistema, para evitar multas e juros devido ao atraso.

Nesse sentido, contar com um software que faça sua integração contábil pode contribuir muito com sua rotina nos feriados de 2021. Além de automatizar a emissão de notas fiscais, o sistema da DIGISAN reúne, em uma única plataforma, dados de controle financeiro, custos, vendas e estoque, por exemplo.

Para contar com mais segurança e agilidade nos processos de sua empresa, solicite online agora um teste gratuito do software da DIGISAN clicando no botão abaixo.

como reduzir os custos durante a crisePowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Faça o download deste conteúdo ao final do post.