Se faz parte dos seus planos ter seu próprio escritório de contabilidade, saiba que essa possibilidade nunca esteve tão ao alcance.

Com a diversificação das áreas de ação dos contadores e a desburocratização progressiva desse segmento, o empreendedorismo na contabilidade tem surgido como uma excelente opção para todos que desejam obter sucesso nessa área. 

Se você sonha em abrir seu próprio negócio, este artigo é para você! Confira as principais dicas de como comandar seu próprio negócio de maneira bem-sucedida. 

Vale a pena investir no empreendedorismo na contabilidade? 

A resposta a essa pergunta vai depender dos seus objetivos e aspirações para o futuro.

Contudo, o aumento de escritórios de contabilidade é uma realidade, principalmente se analisarmos os dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Apenas de 2020 para 2021, o número de empresários nesse ramo cresceu de 14.071 para 16.638, e a tendência é continuar crescendo. Inclusive por por conta da resolução n° 137, que impede a atividade contábil de ser enquadrada como MEI. 

Além disso, a procura por esses serviços tem aumentado consideravelmente, desde 2020, registrando uma demanda superior a 85% para lidar com as medidas publicadas pelos governos, por conta da pandemia, que trouxeram novas exigências para as empresas, gerando mais trabalho para os escritórios contábeis.

O momento de incertezas que ainda vivemos exige a presença de contadores cada vez mais especializados e qualificados, prontos para atender as empresas que necessitam de ajuda, não só em suas obrigações fiscais e tributárias, como também na proposição de estratégias de crescimento e saúde financeira. 

Dicas de empreendedorismo na contabilidade

Os números apresentados no item anterior mostram boas perspectivas para os escritórios contábeis. Confira abaixo dicas de como fazer esse sonho acontecer através do empreendedorismo na contabilidade: 

1. Tenha um plano estratégico 

Classificada como a principal causa de fechamento de empresas pelo Sebrae, a falta de um eficiente planejamento estratégico pode rapidamente frustrar o sonho de empreendedorismo na contabilidade (ou qualquer outro negócio).

Conhecer o mercado, compreender o público-alvo, o diferencial da empresa e as habilidades dos concorrentes é essencial para garantir que seu negócio contábil prospere. 

Afinal, no Brasil há um total de 364.487 contadores ativos, e um número cada vez maior deles já utilizam a chamada contabilidade digital, podendo atender clientes de todo o Brasil por meio da internet.

Assim, é preciso compreender não só qual será o diferencial da sua empresa, como também outros pontos importantes, como seu nicho de atuação e seus objetivos a curto, médio e longo prazos, por meio de um planejamento estratégico bem-feito.

Quer aprender a usar os incríveis recursos da internet para alavancar seu negócio contábil? Então confira estas 6 dicas para implementar em seu escritório!

2. Invista em automatização de processos 

A tecnologia trouxe diversas inovações para o setor da contabilidade, possibilitando que os serviços fossem desburocratizados e pudessem investir mais na satisfação do cliente e em aconselhamento financeiro para ajudar no crescimento das empresas. 

Tudo isso auxiliou no movimento de aumento de empresas e escritórios contábeis, muito por conta da automatização de tarefas. 

Quando você e seus clientes contam com um bom emissor de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, você não perde tempo preenchendo dados ou fazendo cálculos de imposto: o software pode fazê-los por você, além de diminuir a margem de erros. 

Além disso, softwares de gestão também possibilitam a integração de sistemas, tornando os documentos mais acessíveis e seguros, armazenados em nuvem criptografada. 

Quer saber por que o emissor de notas DIGISAN é a melhor opção do mercado? Confira 10 motivos neste artigo!

3. Considere parcerias estratégicas 

Iniciar um novo negócio completamente sozinho pode ser um processo desafiador e solitário, cheio de inseguranças.

Pensando em apoiar os novos empreendedores, a DIGISAN criou um sistema de parceria com contadores. Para participar com sua empresa, só é necessário um cadastro na plataforma e o envio de convite para os seus clientes. 

Assim, seu escritório contábil poderá desfrutar do eficiente emissor de notas fiscais eletrônicas da DIGISAN e todos os benefícios sem qualquer mensalidade! 

Conheça, neste artigo, 5 vantagens de também se tornar um contador parceiro DIGISAN!

4. Agregue valor ao cliente e aos serviços

Você conhece a contabilidade consultiva?

Utilizando os princípios da Ciência Contábil para analisar os indicadores financeiros das empresas dos clientes, esse ramo da contabilidade é centrado em identificar os problemas nas finanças e propor estratégias para resolvê-los. 

Dessa forma, é possível oferecer um atendimento mais personalizado para cada um dos seus clientes, focando-se nas necessidades de cada negócio. 

Foi-se o tempo em que a atividade do contador era apenas uma série de burocracias e cálculos: agora, com o uso correto das tecnologias, é possível buscar um atendimento de qualidade cada vez maior, voltado às mais diversas necessidades dos clientes. 

Quer aprender dicas de como lucrar mais com contabilidade consultiva? Então confira as dicas deste artigo do Blog!

5. Invista na sua capacitação como empresário

Algumas habilidades são essenciais para garantir que o empreendedorismo na contabilidade aconteça da maneira correta.

Podemos citar algumas delas, como: visão estratégica, capacidade de planejamento, liderança, proatividade, gestão de pessoas e tomada de decisão

Ainda que algumas pessoas afirmem que essas habilidades sejam natas, a verdade é bem diferente. 

Com esforço, persistência e as informações certas, é possível se capacitar em habilidades de gestão, ampliando sua visão de mercado e fazendo crescer seu potencial como empreendedor. 

👉 Lembre-se: se você cresce como gestor e empresário, o seu negócio cresce junto com você. 

Conte com a DIGISAN! 

Queremos ajudar você a tirar os seus planos do papel e a ter sucesso com o empreendedorismo na contabilidade.

Durante o artigo, você pôde perceber o quanto as inovações tecnológicas estão ligadas ao aumento da demanda do serviço especializado de contadores e do consequente aumento de alternativas para o surgimento de novos escritórios contábeis. 

Por isso, é essencial que você não apenas se modernize, mas se modernize com segurança e confiança, contando com um serviço comprometido com você e sua empresa.

A DIGISAN é referência em soluções tecnológicas, oferecendo diversos serviços, como certificação digital, emissor de notas fiscais, parcerias com contadores, entre outros.

Acesse nosso site para se tornar nosso contador parceiro e ter todas as informações sobre essa parceira!

QUERO SER UM CONTADOR PARCEIRO DIGISAN

Para conhecer nosso emissor, clique no link abaixo!

QUERO CONHECER O EMISSOR DIGISAN

Categorias: Para o Contador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Faça o download deste conteúdo ao final do post.