Gestão de negócios

4 maiores desafios dos empreendedores brasileiros!

Você sabe quais são os maiores desafios dos empreendedores brasileiros? Eu imagino, que sim. Aqui nós te ensinamos hacks da vida para burla-los! Leia mais.

Começar o próprio negócio é um sonho para muitas pessoas hoje em dia. E com cada vez mais recursos disponíveis para o grande público, é bem fácil abrir a própria empresa. Porém, também há muitas dificuldades nesse caminho. Você já deve ter ouvido falar dos desafios dos empreendedores brasileiros e como eles podem dificultar a consolidação de pequenos negócios.

Claro que esses desafios não são o fim da linha. Basta que você esteja ciente deles e aprenda a superá-los em seu dia a dia. Com um pouco de planejamento, não haverá tanta dificuldade para estabelecer seu empreendimento.

Quer aprender como superar os maiores desafios dos empreendedores? Então, acompanhe.

1. Alta carga tributária

O Brasil é um país famoso por ter um dos sistemas tributários mais pesados e confusos de todo o mundo. Esse é um dos principais obstáculos na vida de um novo empreendedor, pois ele precisa pagar vários impostos e, se os cálculos forem feitos de forma incorreta, pode perder mais do que deveria.

Felizmente, há algumas alternativas que ajudam a simplificar o pagamento de tributos. Por exemplo, o modelo de tributação escolhido pode ser o Simples Nacional, em que todas as despesas são cobradas em um único boleto. Isso dará tempo para se ajustar até que você consiga a ajuda de um contador, por exemplo.

2. Formalização

Outro item importante é a formalização de empresas. Esse processo permite que seu negócio obtenha várias vantagens à medida que cresce, facilitando a contratação de funcionários, por exemplo. Porém, o processo em si é bem burocrático e envolve mais uma série de tributos. Trabalhadores informais não têm essa preocupação, mas eles também não têm acesso a alguns recursos, como linhas de crédito para investimentos.

Ao desenvolver seu negócio, você deve fazer um planejamento financeiro cuidadoso para o processo de formalização, levando em conta todas as taxas extras envolvidas e exigências legais.

3. Gestão financeira

Sem dúvida, é um dos principais desafios dos empreendedores em todo o mundo, não apenas no Brasil. Lidar com o dinheiro de uma empresa é bem diferente de gerir o orçamento familiar. Há muito mais despesas, e qualquer erro de cálculo pode ter consequências bem sérias.

A solução aqui não é tão direta, infelizmente. Você precisa, primeiro, mudar sua forma de pensar finanças, separando o seu dinheiro e o da empresa completamente. E para administrar de forma correta todos os recursos, o ideal é ter um software de gestão como apoio.

4. Emissão de nota fiscal eletrônica

A NF-e se tornou cada vez mais comum e substituiu totalmente a emissão das notas fiscais manuais, que eram feitas em blocos de papel. Sua emissão é mais barata e eficiente para qualquer negócio, mas ela exige preparo da empresa para ser emitida e gerida de maneira correta, até por que 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam, e muito disso acontece devido a emissão incorreta de notas fiscais.

A melhor solução aqui é investir em um sistema de gestão para NF-e. Por mais que você acompanhe tudo de perto, nenhuma solução analógica ou manual dá conta do serviço quando o negócio começa a crescer.

Agora que você conhece os principais desafios dos empreendedores no Brasil, pode se preparar para superá-los! E quanto mais você puder aprender sobre esses tópicos antes de começar, melhor.

Falando nisso, se você quiser continuar recebendo mais informações, assine nossa newsletter e conte conosco para se manter atualizado.

[rock-convert-pdf id="708"]Leia também:8 sinais de que você precisa mudar seu emissor de NF-eImpostos para pequenas empresas: quais são?

Você também pode gostar

Voltar ao blog