Gestão de negócios

Como cobrar um cliente inadimplente?

Leia este artigo e descubra como cobrar um cliente inadimplente com menos desgaste possível e conseguir muito mais resultado!

Clientes inadimplentes: nenhum dono de negócios gostaria de tê-los, mas é uma realidade com a qual toda empresa precisará lidar, mais cedo ou mais tarde.Seja por desorganização financeira, falhas de comunicação ou simplesmente por esquecimento, os motivos para a inadimplência são amplos e desvendá-los é importante para solucionar o problema no longo prazo. Mas e no curto prazo?Afinal, como cobrar um cliente inadimplente, sem prejudicar sua relação profissional e ainda garantir que a sua empresa não sofra com a falta de pagamentos? Acompanhe o artigo para descobrir!

Tipos de clientes inadimplentes

O primeiro passo para encontrar a maneira mais adequada para cobrar um cliente inadimplente está em conhecer o perfil de cada um. Confira abaixo os principais tipos de clientes inadimplentes.

1. O esquecido

Clientes inadimplentes deste tipo são os mais fáceis de se abordar. Afinal, na maioria das vezes, a falta de pagamento se dá por descuido. Ou seja, o cliente pode simplesmente ter se esquecido do prazo. Quando notificado, um cliente esquecido muito provavelmente pedirá desculpas e buscará uma maneira de pagar o débito o mais rápido possível. Caso já tenha se comprometido financeiramente com outros compromissos e não tenha condições de pagar, será bem receptivo às negociações e até mesmo ao pagamento de juros (desde que isso esteja combinado desde o princípio). Uma boa estratégia para clientes que possuem a tendência de esquecer é combinar com eles a criação de lembretes, alguns dias antes do pagamento do débito para que eles possam se organizar com antecedência.

2. O ocasional

São clientes que costumam pagar os débitos em dia, mas que podem atrasar ocasionalmente devido às dificuldades financeiras do negócio. Em casos assim (desde que você conheça bem o seu cliente) uma opção é já realizar o comunicado da inadimplência propondo negociações ou soluções. Afinal, cobranças constantes costumam irritar esse tipo de cliente.

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3. Caótico

Esse tipo de cliente tem um histórico de desorganização em todos os setores. Assim, sempre possui dívidas e nunca consegue atender aos compromissos. Pode até mesmo ser receptivo à negociação, mas é muito propenso a incorrer no mesmo erro diversas vezes. Por isso, é uma relação comercial a ser considerada. Caso não seja possível (ou interessante) evitar negociações com esse tipo de cliente inadimplente depois de quitados os débitos, proponha formas mais seguras de garantir os pagamentos.

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4. Negligente

Um cliente inadimplente negligente é o mais temido de todos, sendo aquele que realmente ignora qualquer sinal de cobrança e faz o máximo possível para não quitar o débito.Mesmo que você identifique esse perfil em algum cliente, não deixe nunca de lado a abordagem cordial e respeitosa.Comece com um e-mail. Caso não tenha retorno, faça uma ligação. Ofereça alternativas e um novo prazo. Se ao final de todas as tentativas o cliente ainda se recusar a cobrar, junte todas as evidências de tentativa de contato e inicie um processo de cobrança judicial. Algumas opções são a negativação no Serasa e Protestos em Cartório.

Como cobrar um cliente inadimplente

Falar sobre débitos sempre é desgastante para ambos os lados. Por isso a cordialidade e o respeito sempre serão importantes. Ainda que o seu cliente se comporte de maneira rude, prefira encerrar o contato antes de retribuir qualquer tipo de violência. Além de preservar a imagem profissional da sua empresa, tratar um cliente com respeito na hora de fazer cobranças também protege seu negócio de ser prejudicado pelo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, que afirma que todo tipo de constrangimento, exposição ou ameaça ao devedor poderá resultar em multa e até mesmo detenção. Confira abaixo as principais ações, em ordem, que você pode tomar para abordar clientes inadimplentes:

1. Inicie a cobrança assim que o prazo vencer

Não há razões para postergar o processo: assim que você constatar a inadimplência, entre em contato com o cliente. Tenha em mente que a solução pode não ser tão rápida quanto você gostaria, envolvendo negociações e acordos. Por isso, quanto mais cedo você abordar a situação, menos prejuízos a sua empresa terá.

2. Mande um e-mail primeiro

Não inicie a abordagem com ligações. Em muitos casos de clientes esquecidos, um e-mail formal já resolve o problema sem desgastar as relações. Depois de notificar o cliente inadimplente, espere até um dia pela resposta. Caso ele efetue o pagamento, agradeça e pergunte o que causou o atraso, para que sua empresa possa ajudá-lo como puder para evitar futuras ocorrências.

3. Siga com a ligação

Se o cliente não respondeu ao e-mail, aí sim ligue para ele. Observe sempre os horários comerciais e busque evitar horários inadequados, como à noite ou finais de semana. Além disso, limite o número de ligações para até duas por dia. Ligações insistentes também podem ser qualificadas como assédio aos devedores. Caso o cliente atenda, proponha para ele possibilidades/soluções para quitar o débito e pergunte também a razão para o atraso. Caso ele não aceite os termos de negociação e se recuse a pagar de toda maneira, informe-o que poderá ocorrer a interrupção de prestação de serviços e uma ação judicial, caso ele não realize o pagamento em prazo viável. É preferível que ligações desse tipo sejam gravadas para a segurança tanto da empresa quanto do cliente. Assim que ele atender, lembre-se de informá-lo desse fato também.

4. Medidas jurídicas

Se tudo falhar e o cliente se recusar a pagar o débito com você, a solução é iniciar medidas jurídicas, que podem ser tanto protestos em cartório quanto o processo de negativação no Serasa e/ou SPC. Lembre de sempre notificar seu cliente antes de tomar essas ações, sem atribuir qualquer tom de ameaça ou intimidação. Mantenha a comunicação breve e objetiva.

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