Gestão de negócios

6 dicas para ajudar o seu cliente em tempos de crise

Você, que é contador, sabe que em tempos de crise, os clientes precisam ainda mais de você, não é mesmo? Saiba como ajudá-los com as dicas deste artigo!

Com mais de um ano desde o início da pandemia, os efeitos negativos deste evento mundial já podem ser analisados em números.

De acordo com um estudo da Consultoria Internacional PwC, 7 em cada 10 negócios foram impactados negativamente pela pandemia do novo coronavírus. Já no Brasil, a porcentagem de empresas prejudicadas ficou na margem de 62%. 

Diante desses dados, surge a dúvida: será que o contador pode ajudar a aliviar os efeitos da crise nos negócios dos seus clientes?

E a resposta é: sim!

Neste artigo sugerimos ideias de como você pode ajudar o seu cliente em tempos de crise, o que pode melhorar seu relacionamento com eles, aumentando a fidelização.

Acompanhe!

Contador: saiba como ajudar o seu cliente em tempos de crise

Durante momentos de crise, informação e estratégia são as melhores armas para manter a saúde financeira de qualquer negócio.

Com base nestes dois conceitos, veja abaixo as principais dicas para que você, contador, possa impactar positivamente o negócio dos seus clientes em tempos difíceis. 

1. Crie canais de comunicação eficientes 

Ações impulsivas são comuns em tempos de crise, já que têm muito a ver com o desespero de resolver situações no curto prazo. Essas soluções provisórias, sem qualquer embasamento e, muitas vezes, motivadas por notícias falsas, podem até mesmo causar mais problemas no futuro. 

A melhor maneira de combater esse fenômeno é com boa informação. Assim, uma estratégia eficaz para ajudar seus clientes em tempos de crise é usando seu conhecimento e suas fontes de informação, repassando isso a ele tanto de direta quanto indireta. 

Como compartilhar informações de forma indireta? 

Nesse modelo, você utilizará os canais de comunicação da sua empresa, como as redes sociais, por exemplo, produzindo conteúdos específicos e explicativos sobre as principais dúvidas que possam surgir nesse período. 

Você pode produzir e compartilhar conteúdos em formato de vídeos, postagens, infográficos ou até artigos de Blog. 

Quer saber como escritórios de contabilidade podem trabalhar melhor sua presença online? Confira estas 6 dicas sobre marketing contábil!

Dessa forma, você não só aumenta suas chances de atingir e informar um maior número de clientes ao mesmo tempo, como também possibilita que outras empresas descubram seu negócio e se interessem em contar com o aconselhamento personalizado do seu escritório de contabilidade. 

Quer um exemplo, você pode enviar para seus clientes o link deste e-book da DIGISAN sobre como reduzir os custos em momentos de crise, que é gratuito e você pode baixar clicando neste link ou na imagem abaixo:

Como compartilhar informações de forma direta? 

Tenha uma abordagem mais ativa e faça contato com seus clientes para perguntar sobre a situação financeira da empresa e como você pode ajudá-los. 

Muitas dúvidas surgem em momentos como este e, ao se disponibilizar ativamente para respondê-las, as chances de perceber e remediar uma crise logo no princípio são bem maiores. 

Neste sentido, trabalhar os seus canais de atendimento online também é importante, já que muitas pessoas hoje em dia preferem reuniões online, mais rápidas e eficientes. 

2. Fique de olho na situação dos seus clientes 

Especialmente se seus clientes já estão com você há algum tempo, fica mais fácil identificar seus perfis: se são do tipo organizado ou não, com as finanças em dia ou com problemas financeiros, entre outras características. 

Além disso, ao cuidar das finanças de maneira regular, também é possível perceber aqueles negócios que sempre operam “no limite”. 

Na medida do possível, fique mais atento a esse tipo de cliente e o priorize para identificar pontos de crise e resolvê-los mais rapidamente, já que esses são os que estão em situação de maior vulnerabilidade. 

3. Elabore um plano de ação

Depois de identificar uma empresa em crise ou em situação de risco, o próximo passo é utilizar os conhecimentos das Ciências Contábeis para propor soluções. 

Algumas dessas soluções contábeis para auxiliar clientes em crise podem ser:

  • Identificar e reduzir gastos.
  • Negociar pagamentos para dívidas.
  • Analisar a possibilidade de obtenção de crédito adicional. 

Este é, afinal, o princípio da Contabilidade Consultiva, serviço contábil que tem crescido cada vez mais, devido aos benefícios tanto para contadores quanto para os clientes.  

Contudo, tenha em mente que mais do que apenas avaliar números, também é importante conversar com seu cliente para entender todos seus medos e também para validar estratégias de ação. 

Lembre-se que qualquer plano bem-sucedido sempre deve ser feito em conjunto com o seu cliente. Afinal, sem a participação e o engajamento dele, você nada poderá fazer.

Saiba mais sobre esse serviço contábil e confira nossas dicas para seu escritório lucrar mais com ele!

4. Auxilie na formulação de um planejamento tributário 

O planejamento tributário pode auxiliar empresas em crise ao propor maneiras legais de diminuir a carga tributária.

Em alguns casos, uma das opções pode ser alterar o regime tributário, por exemplo. 

Confira neste artigo uma lista dos principais impostos que incidem sobre os pequenos negócios e aproveite para ter ideias de como ajudar seus clientes!

5. Estimule o cumprimento de prazos 

Em momentos de crise, pode ser tentador para alguns empresários deixar para depois o cumprimento de algumas obrigações tributárias para resolver “incêndios imediatos”. 

Com o tempo, contudo, isso pode acarretar em consequências piores para a empresa como a ocorrência de multas e até processo por sonegação fiscal. 

Por essa razão, é hora de organizar as rotinas contábeis do seu cliente para garantir que as obrigações tributárias sejam cumpridas dentro do prazo.

Ao criar cronogramas para essas obrigações e conscientizar seus clientes quanto à importância de cumpri-los, também será possível analisar situações passíveis de crédito e qual o melhor prazo para aplicar. 

6. Ajude-o a se modernizar 

Muitos negócios tiveram de se reinventar durante a pandemia. A depender do tipo de negócio do seu cliente, pode ser que uma atualização traga grandes benefícios, ajudando a tirá-lo da crise. 

Os recursos digitais, disponíveis hoje, têm revolucionado a trajetória de diversos negócios, e quem sabe essa não possa ser uma solução inovadora para alguns de seus clientes.

Por exemplo, você já avaliou como tem sido o processo de emissão de notas fiscais de seus clientes? Tem gerado erros, falhas, perda de tempo e, consequentemente, de recursos?

Que tal sugerir o emissor de notas fiscais DIGISAN? Trata-se da opção de melhor custo-benefício do mercado, podendo fazer muita diferença na rotina fiscal dos seus clientes.

Conheça as principais vantagens e benefícios do emissor de notas da DIGISAN e veja se pode ser um fator de melhoria para seu cliente!

Para ajudar seus clientes em crise, conte com a DIGISAN! 

Em tempos de crise, um acompanhamento contábil e fiscal mais preciso e cuidadoso torna-se ainda mais importante. Por isso, uma boa saída para acompanhar ainda mais de perto a situação dos seus clientes é garantir que tenham um bom sistema de emissão de notas fiscais. 

Assim, além de otimizar o processo diário de emissão de NF-e, você também poderá garantir maior organização no armazenamento e compartilhamento de dados. 

Além disso, você também tem muito a ganhar indicando nosso emissor para seus clientes!

Ao se tornar um contador parceiro DIGISAN, você recebe gratuitamente o sistema para emitir suas próprias NF-e e a integração contábil com todos os seus clientes, através de uma plataforma pensada para aumentar a produtividade do seu escritório contábil.

A DIGISAN é referência em soluções tecnológicas, oferecendo serviços como certificação digital, emissor de notas fiscais, parcerias com contadores, entre outros.

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