Gestão de negócios

Conheça 4 tipos de planejamento tributário e qual você deve usá-los!

Quer saber o que são planejamentos tributários e como você deve escolher o melhor para sua empresa, economizando com impostos? Confira em nosso blog!

Toda empresa ou profissional liberal possui uma série de obrigações fiscais. A coleta dos tributos, nesse sentido, é uma das mais complexas. Com o objetivo de reduzir essa complexidade e garantir mais qualidade para as rotinas fiscais do seu dia a dia, é recomendável utilizar um dos diferentes tipos de planejamento tributário existentes.

Quer saber quais são? Então veja o post abaixo!

O que é o planejamento tributário?

Trata-se de um processo voltado para otimizar o modo como a pessoa jurídica gerencia a coleta e o pagamento de tributos. O gestor adotará uma rotina a fim de evitar o pagamento de tributos que não sejam necessários, além de atrasos, e garantir que a carga tributária tenha o menor impacto possível. Assim, será mais fácil evitar o desperdício de recursos, multas e problemas legais.

Quais são os tipos de planejamento tributário existentes?

Existem quatro tipos de planejamento tributário. Conhecer cada um deles auxilia o negócio a ter uma rotina operacional mais eficaz e inteligente. Veja abaixo as características de cada um deles!

1. Planejamento estratégico

Esse modelo busca trazer mais qualidade para os processos fiscais em longo prazo. Ou seja, aqui se pretende proteger a pessoa jurídica de problemas e garantir que ela se mantenha lucrativa pela próxima década. Por isso, o planejamento estratégico considera fatores internos e externos para definir o melhor modo da companhia se posicionar a fim de atingir os seus objetivos.

2. Planejamento operacional

Esse tipo é voltado para garantir que as suas obrigações legais sejam pagas em dia. A redução de gastos, aqui, passa pela queda nos erros e pela antecipação do pagamento de algum imposto. Geralmente com um foco de seis meses, o planejamento operacional trabalha com todas as pessoas envolvidas na gestão financeira.

3. Planejamento corretivo

O planejamento corretivo entra em ação quando erros ocorrem, como a tributação incorreta de um produto ao emitir a Nota Fiscal. Portanto, ele deve contar com medidas para detectar problemas, buscar a sua origem e avaliar qual o melhor plano de ação. Assim, o gestor sempre conseguirá mitigar ao máximo os prejuízos causados por falhas.

4. Planejamento tático

Aqui o foco está no sucesso a médio prazo. São estruturadas estratégias para reduzir atritos, otimizar a ação de cada departamento e evitar que as medidas do planejamento estratégico entrem em conflito com o planejamento operacional.

Qual a necessidade de ter um planejamento correto?

A rotina tributária de um negócio ou mesmo um profissional liberal pode ser muito complexa. Quanto maior o tamanho da sua atuação e a quantidade de vendas, mais amplo será o tempo gasto na gestão dos tributos a serem pagos.

Um bom planejamento tributário resolve uma série de riscos que vêm acompanhados de uma rotina fiscal ineficaz. No Brasil, as regras fiscais mudam todos os anos. Nesse cenário, acompanhar a legislação fiscal, para muitas pessoas, pode ser algo complexo.

Diante disso, é crucial que o gestor conheça os tipos de planejamento tributário existentes. Isso dará a rotina fiscal tenha a capacidade de evitar atrasos, garantir que os tributos corretos sejam pagos e tornar os processos administrativos mais econômicos, com menos gastos desnecessários, uma vez que erros e atrasos no pagamento de contas serão menos frequentes.

Além disso, a taxa de retrabalho cai, permitindo que os times possam atuar em processos críticos. Dessa forma, você terá uma rotina administrativa muito mais eficiente. Assim, o negócio ampliará a sua rentabilidade sem ter que realizar novos investimentos ou vendas.

Gostou deste post e quer receber mais dicas sobre finanças corporativas? Então acompanhe os nossos perfis no LinkedIn, no Facebook, e no YouTube!

[rock-convert-pdf id="528"]

Você também pode gostar

Voltar ao blog