Gestão de negócios

7 dicas para fazer um planejamento orçamentário impecável em 2019

Você sabe o que é o DRE? Confira a importância dele no seu planejamento orçamentário, a função desse documento e como ele pode ser utilizado!

O planejamento do orçamento é uma rotina feita regularmente por qualquer empresa. Ela é estruturada para gestores terem maior previsibilidade sobre os gastos que serão realizados nos próximos meses, assim como investimentos estratégicos.

Além disso, a definição de um orçamento permite a visualização mais abrangente sobre como a empresa buscará atingir os seus objetivos e quais passos serão tomados para evitar riscos. Dessa forma, os profissionais poderão se planejar com mais qualidade e se manter dentro das metas do negócio.

Mas como executar um planejamento orçamentário empresarial com qualidade? Veja no nosso post alguns passos básicos!

1. Identifique os pontos fracos e fortes da empresa

O primeiro passo para planejar o orçamento da empresa com qualidade é identificar os pontos fracos e fortes do negócio. É preciso compreender o que deve ser reforçado e quais processos precisam ser otimizados a médio e longo prazo para melhorar a estruturação do seu orçamento.

Se existem pontos que demandam melhorias, o orçamento pode ter recursos direcionados para otimizar serviços e equipamentos. Porém, se há pontos que devem ser fortalecidos, a empresa deve garantir verbas para que as boas práticas sejam replicadas em setores que apresentam problemas. Dessa forma, a empresa poderá assegurar mais qualidade para as suas rotinas e aumentar a sua competitividade.

2. Tenha um foco

O que a sua empresa pretende conquistar no próximo ano. Clientes mais fidelizados? Maior espaço de mercado? Novos setores?

Conhecer esses fatores é crucial para que o foco durante o planejamento orçamentário seja otimizado. Tenha em mente que esse é um processo complexo e que abrange todas as rotinas do negócio. Assim, ter um bom direcionamento evita desperdícios e permite que a empresa possa tomar decisões mais inteligentes.

3. Faça previsões sobre as receitas e possíveis prejuízos

Outro ponto importante é definir as receitas e possíveis prejuízos do próximo ano. Uma boa previsibilidade permite que os gestores se preparem para um ano com menores receitas, os investidores conheçam os ganhos que terão nos próximos meses e os investimentos possam ser revistos.

Além disso, uma previsibilidade dos ganhos evita que empresa tome riscos desnecessários. As rotinas de tomada de decisão, em outras palavras, evitarão situações que exponham o negócio a qualquer chance de um grande prejuízo. Assim, as chances de lucros serão maximizadas.

4. Reveja objetivos já existentes

Sempre aproveite o planejamento do orçamento para revisar os objetivos do negócio. É preciso reavaliar o seu posicionamento de mercado para identificar se as metas atuais foram atingidas, quais ainda são relevantes e o que deve ser mantido.

Ter bons objetivos é crucial para o sucesso do planejamento orçamentário. Quando a empresa tem metas alinhadas com a realidade do mercado e o seu perfil, é possível executar rotinas livres de desperdícios e, com isso, atingir bons resultados a médio e longo prazo.

Além disso, os profissionais poderão planejar as suas atividades corretamente. Cada gestor terá os mecanismos necessários para definir processos, metodologias e rotinas capazes de atingir os objetivos da empresa.

5. Separe espaço para novos investimentos

Toda empresa de sucesso realiza um fluxo contínuo de investimentos. Via de regra, essa é uma das melhores formas de manter o negócio bem estruturado e com rotinas de qualidade.

Um bom investimento pode, por exemplo, aumentar o nível de automação e performance no ambiente operacional. Ao mesmo tempo, ele é capaz de mitigar gastos e aumentar o nível de competitividade da empresa, criando novos serviços e produtos.

Portanto, sempre considere direcionar parte do orçamento para novos investimentos. Tecnologias como o Big Data, as soluções de emissão automatizada de notas fiscais, o uso de certificados digitais, as ferramentas de gestão integrada ou mesmo a computação na nuvem são apenas alguns exemplos de ferramentas e tecnologias que a sua empresa pode adotar para criar mais competitividade e qualidade aos seus serviços e produtos.

6. Revise custos

Durante o planejamento orçamentário, o gestor deve sempre revisar gastos. Aliás, podemos apontar essa como uma das melhores horas para identificar contratos que necessitam de revisão, desperdícios e outros pontos que levam a gastos desnecessários.

Portanto, faça uma avaliação completa dos gastos da empresa no último ano. Se possível, refaça contratos e troque os prestadores de serviço. Entre em contato com prestadores de serviço e fornecedores para buscar acordos mais alinhados com os objetivos da empresa.

Se você possuir licenças de software, avalie se não existem soluções com melhor custo-benefício. Assim, a empresa poderá reduzir gastos nessa área sem perder a qualidade das suas atividades.

7. Adote sistemas automatizados

A já citada automatização de processos é uma das melhores formas de garantir que a empresa tenha uma rotina operacional de alta qualidade. Via de regra, automatizar atividades não só melhora o planejamento do orçamento, mas também permite que a empresa tenha menos problemas com a coleta de tributos, faça a emissão de documentos com qualidade e possa evitar erros.

Um sistema de logística e gestão financeira integrada, por exemplo, evita atrasos nas rotinas de entrega de mercadorias. Sempre que uma nova compra for realizada, os envolvidos receberão um alerta automático.

Ao mesmo tempo, a nota fiscal será criada com os dados completos do cliente. Assim, atrasos são evitados, os softwares de receitas já terão os dados para calcular os tributos e o gestor poderá identificar o histórico de receitas em um ambiente centralizado.

Portanto, sempre tenha soluções administrativas que possam auxiliar o negócio a automatizar as suas atividades. Com os dados administrativos sendo criados automaticamente, a empresa poderá planejar o seu orçamento de um modo muito mais inteligente. O gestor terá os dados corretos para tomar decisões e, assim, distribuir recursos com qualidade.

Todo final de ano as empresas de qualquer setor devem direcionar profissionais para o planejamento do orçamento do período fiscal seguinte. Essa é uma rotina básica e de grande importância.

Quando o planejamento orçamentário é feito da forma correta, o negócio compreende melhor como serão distribuídos os recursos financeiros ao longo do ano. Assim, os profissionais podem se planejar antecipadamente, evitar gargalos e garantir a entrega dos resultados esperados pelos líderes empresariais.

Gostou deste post e quer saber mais novidades sobre gestão? Então segue a gente no Facebook!

[rock-convert-pdf id="545"]

Você também pode gostar

Voltar ao blog