Powered by Rock Convert

Como você já deve saber, manter o controle sobre as obrigações fiscais de um negócio é uma grande responsabilidade. É natural que ocorram alguns erros, mas você deve remediá-los rapidamente para evitar problemas. Um exemplo do que pode ocorrer nesses casos é a denegação da sua nota. Mas, você sabe o que é nota fiscal denegada?

Se não ouviu falar do termo ainda, não se preocupe. Em geral, isso é sinal de que você tem cumprido suas obrigações muito bem. Porém, como nunca se sabe quando você terá esse tipo de problema, é importante entender como isso acontece e o que você pode fazer a respeito.

Para ajudar com isso, vamos explicar melhor o que é a denegação de nota fiscal e quais atitudes você pode tomar para remediara a situação. Acompanhe.

O que é a nota fiscal denegada?

Durante o processo de emissão de uma NFe, pode ser que ocorra algum problema que a impeça de ser registrada. A denegação é um desses casos e corresponde a um problema de regularidade na emissão do documento, seja partindo da empresa emissora ou da empresa destinatária do documento fiscal.

Se houver algum problema no registro da empresa junto ao Sefaz que determine que você não tem permissão para emitir essa nota fiscal, então o sistema marca essa nota como denegada. Até que você regularize a situação, ela será considerada como inválida e sua empresa pode ser enquadrada pelas irregularidades em questão.

Como resolver a situação?

Agora que você entende o que é nota fiscal denegada, é hora de aprender a lidar com ela.

Powered by Rock Convert

A causa mais comum desse problema, na verdade, é alguma falha ou pendência de cadastro no Sefaz, geralmente associado à Inscrição Estadual (IE). Pode ser algum prazo perdido para atualização de informações cadastrais, não cumprimento de alguma obrigação, entre muitas outras coisas. Há tantos motivos para isso que não seria possível listar todos claramente. Ficar atento às suas atividades e à sua IE é sempre a melhor prevenção.

Por outro lado, o problema pode estar na empresa com a qual você negociou, a destinatária da nota fiscal. Nesse caso, você deve entrar em contato com ela e notificá-la em relação à situação.

Qual a diferença entre NFe denegada e rejeitada?

Outro ponto importante para entender melhor o que é nota fiscal denegada é saber que ela não é a mesma coisa que uma nota fiscal rejeitada. Considerando que cada um dos casos exige soluções diferentes, você precisa sempre saber como identificá-las.

A diferença mais clara é que, enquanto a NFe denegada ocorre por um erro no registro de uma das empresas, a rejeitada resulta de um erro no lançamento da nota em si. Por exemplo, quando você insere dados incorretos antes de emiti-la.

Agora que você sabe bem o que é nota fiscal denegada, como lidar com ela e que não é a mesma coisa que a nota rejeitada, pode resolver rapidamente esses problemas nas suas NFes. Basta informar sua equipe e mostrar como todos devem proceder.

E se quiser mais dicas para melhorar sua gestão de NFe, é só assinar nossa newsletter para recebe tudo em primeira mão.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Renan Mesquita

Resolvedor de qualquer problema da DIGISAN. Entusiasta de Marketing Digital, Experiência do Usuário e por transformar positivamente a vida do micro, pequeno e médio empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Faça o download deste conteúdo ao final do post.