Powered by Rock Convert

O Certificado Digital é o documento digital da sua empresa que pode ser utilizado para diversas ações. Por exemplo: acessar sua conta do banco, acessar alguns sites específicos do governo ou  usá-lo para emitir suas notas fiscais eletrônicas.

Entenda quais são os modelos de Certificado Digital.

Existem dois modelos de certificado. O Certificado A1 e o Certificado A3, ambos possuem a mesma finalidade na emissão da sua nota fiscal eletrônica, que é assegurar a identidade autoral de sua empresa. O Certificado A1 é um arquivo digital que fica salvo no seu computador. O Certificado A3 é um aparelho físico, que pode ter a aparência de um pendrive ou uma leitora e um cartão que é conectado via USB no seu computador.

Qual é o melhor modelo de Certificado Digital para Notas Fiscais?

Apesar de ambos os formatos funcionarem para a emissão de notas fiscais, normalmente indicamos sempre o Certificado A1, ainda mais se você pretende utilizar um sistema emissor de nota fiscal eletrônica. Se você ainda não sabe como emitir notas fiscais com o seu Certificado Digital, veja o nosso artigo: Como Emitir Notas Fiscais (NFe) em Brasília.

Qual é a validade do meu Certificado Digital?

É importante que você saiba também que o Certificado A1 possui validade de 1 ano. Já o Certificado A3 possui validade de 3 anos, ou seja, durante esse período você conseguirá emitir suas notas fiscais. Após isso, será necessário renová-lo.

Como conseguir ou renovar um Certificado Digital?

Antes de mais nada, é importante que você entenda que o Certificado Digital pode ser emitido apenas por empresas autorizadas pelos órgãos reguladores do Brasil. Caso sua empresa esteja em Brasília você pode comprar o seu Certificado Digital conosco, esses são os pré-requisitos:

  • Será necessário que o sócio-administrador da empresa compareça em um dos nossos pontos de atendimento em Brasília.
  • Ele deverá levar consigo o Contrato Social da empresa e se houve alguma alteração, a última alteração contratual, também original.
  • O sócio-administrador deverá levar também seu documento oficial com foto, no caso o RG.

O processo de renovação ou confecção de um novo certificado é rápido e simples, durante o processo, o agente responsável solicitará algumas assinaturas e coletará sua digital. Ao final do processo você receberá o número do protocolo e uma senha de acesso, a qual você usará para fazer o download do seu Certificado Digital A1 para o seu computador.


Renan Mesquita

Resolvedor de qualquer problema da DIGISAN. Entusiasta de Marketing Digital, Experiência do Usuário e por transformar positivamente a vida do micro, pequeno e médio empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Faça o download deste conteúdo ao final do post.